O Centro de Tradições Mato-grossenses (CTM), iniciado em 1991 e oficializado em 1994 com a aprovação do seu estatuto, tem como principais objetivos a preservação e organização da Tradicional Festa de Santa Cruz, devido ser a padroeira do município, sendo o período reservado para manter as comemorações das festivas tradicionais religiosas, de folclore, danças e manifestações tradicionais como o Cururu, Siriri, a dança do São Gonçalo, o uso de instrumentos típicos como a Viola de Cocho, trajes típicos e as peregrinações em casa dos devotos, usando o mastro com a bandeira de Santa Cruz. O Centro também oferece periodicamente cursos para valorização da cultura, como fabricação da Viola de Cocho e danças tradicionais em parceria com a Prefeitura Municipal de Barra do Bugres, por meio da Coordenação Municipal de Cultura.

Tel: (65) 3361-2504

Whatsapp: (65) 993311-038

Voluntário da Pátria sem número. , Sem Número , Próximo a MT 246 e a antiga Igrejinha Santa Cruz - Centro

CEP 78.390-000 - Barra do Bugres - MG

Informações úteis

Localização

Urbana

Pontos de referência

Pela MT 246, sentido Cuiabá/Barra do Bugres, vire à esquerda na rua Voluntários da Pátria, logo estará na esquina do lado direito.

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Observação sobre funcionamento

Ligar para verificar programação da peregrinação que ocorre pela cidade nos meses de abril e maio e da Festa de Santa Cruz, além dos cursos tradicionais de dança e músicas tradicionais oferecidos.

Tipo de visita

Não guiada

Entrada

Franca

Atividades realizadas

Nos meses de abril e maio é realizada pelo CTM a tradicional peregrinação da Bandeira de Santa Cruz pela cidade em que os festeiros do Centro de Tradições Mato-Grossenses (CTM) de Barra do Bugres vão até as famílias levar o estandarte com o símbolo da Santa Cruz. Após dias de peregrinação, no início do mês de maio se encerra com a Festa de Santa Cruz realizada nas proximidades da antiga feira (Rua Voluntário da Pátria – próxima a Orla do rio Paraguai Eulálio Farias de Carvalho), conforme a tradição dos.


Necessário autorização prévia

Conforme a programação de eventos, as visitação co Centro Tradicional Matogrossense pode ser realizado nas noites de Abril e início de maio, acompanhando também pela cidade a peregrinação e terminando com a Festa de Santa Cruz, onde se encerra na Antiga Feira.

Informações complementares

Conforme o ex-presidente do CTM, Manoel Borges, em abril todas as noites um grupo visita e em maio durante a Festa o mastro com a bandeira é levantado, seguida de reza da ladainha, apresentação da bandeira e dança de siriri e cururu, apresentação da músicos locais e regionais. (MORETTO, 2014)

MORETTO, Vanelirte. Tradicional Festa da Bandeira de Santa Cruz será neste sábado. Disponível em: https://www.barradobugres.mt.gov.br/Noticias/Tradicional-festa-da-bandeira-de-santa-cruz-sera-neste-sabado-1588/ Acesso em: 25 de junho de 2020.

Acessibilidade