O Centro de Tradições Mato-grossenses (CTM), iniciado em 1991 e oficializado em 1994 com a aprovação do seu estatuto, tem como principais objetivos a preservação e organização da Tradicional Festa de Santa Cruz, devido ser a padroeira do município, sendo o período reservado para manter as comemorações das festivas tradicionais religiosas, de folclore, danças e manifestações tradicionais como o Cururu, Siriri, a dança do São Gonçalo, o uso de instrumentos típicos como a Viola de Cocho, trajes típicos e as peregrinações em casa dos devotos, usando o mastro com a bandeira de Santa Cruz. O Centro também oferece periodicamente cursos para valorização da cultura, como fabricação da Viola de Cocho e danças tradicionais em parceria com a Prefeitura Municipal de Barra do Bugres, por meio da Coordenação Municipal de Cultura.
Tel: (65) 3361-2504
Whatsapp: (65) 993311-038
Voluntário da Pátria sem número. , Sem Número , Próximo a MT 246 e a antiga Igrejinha Santa Cruz - Centro
CEP 78.390-000 - Barra do Bugres - MT
Urbana
Pela MT 246, sentido Cuiabá/Barra do Bugres, vire à esquerda na rua Voluntários da Pátria, logo estará na esquina do lado direito.
Ligar para verificar programação da peregrinação que ocorre pela cidade nos meses de abril e maio e da Festa de Santa Cruz, além dos cursos tradicionais de dança e músicas tradicionais oferecidos.
Não guiada
Franca
Nos meses de abril e maio é realizada pelo CTM a tradicional peregrinação da Bandeira de Santa Cruz pela cidade em que os festeiros do Centro de Tradições Mato-Grossenses (CTM) de Barra do Bugres vão até as famílias levar o estandarte com o símbolo da Santa Cruz. Após dias de peregrinação, no início do mês de maio se encerra com a Festa de Santa Cruz realizada nas proximidades da antiga feira (Rua Voluntário da Pátria – próxima a Orla do rio Paraguai Eulálio Farias de Carvalho), conforme a tradição dos.
Conforme a programação de eventos, as visitação co Centro Tradicional Matogrossense pode ser realizado nas noites de Abril e início de maio, acompanhando também pela cidade a peregrinação e terminando com a Festa de Santa Cruz, onde se encerra na Antiga Feira.
Conforme o ex-presidente do CTM, Manoel Borges, em abril todas as noites um grupo visita e em maio durante a Festa o mastro com a bandeira é levantado, seguida de reza da ladainha, apresentação da bandeira e dança de siriri e cururu, apresentação da músicos locais e regionais. (MORETTO, 2014)
MORETTO, Vanelirte. Tradicional Festa da Bandeira de Santa Cruz será neste sábado. Disponível em: https://www.barradobugres.mt.gov.br/Noticias/Tradicional-festa-da-bandeira-de-santa-cruz-sera-neste-sabado-1588/ Acesso em: 25 de junho de 2020.