Província Serrana do Cerrado é uma unidade geomorfológica com cerca de 400 km, que vai desde o Pantanal até́ a região do Planalto dos Parecis, que cerca o município de Barra do Bugres na região de divisa entre os municípios de Rosário do Oeste, Porto Estrela e Jangada. A região é composta por serras com cerca de 800 metros de altura, aonde se encontram cavernas, cânions, formações rochosas, inscrições rupestres, fauna e flora exuberantes, preservando algumas espécies de animais em extinção, como a Onça Pintada (Panthera onca), o Lobo Guará e o Gavião Real (Harpia harpyja). A vegetação predominante é de mata de transição, seguida pelos campos cerrados, sendo que as matas mefíticas aparecem em terra firma e terrenos periodicamente inundados. Essa região encontra-se grandes propriedades agropecuárias, uma mineradora de calcário e comunidades remanescentes de quilombos. O rio Jauquara é o principal rio da região, cortando a Província Serrana e formando os Cânions Camarinha, Vão Grande, Vãozinho e Limboso. Na região da serra Camarinha é desenvolvido anualmente uma atividade pela Agência Amigos da Trilha, em que é feito a visita na Gruta Camarinha, percorrido um trilha moderada e por último a visitação no Cânion da Camarinha, aonde é possível a pratica de mergulho e natação, além da contemplação da natureza. A visita às comunidades e outros atrativos podem ser realizados através da Associação São José do Baixio ou durante os festejos tradicionais. Também é realizado cicloturismo e trilhas por associações e órgãos públicos da região no local.

Tel: (65) 3361-1922

semdetur@barradobugres.mt.gov.br

Território Vão Grande, Sem Número , Escola José Mariano Bento - Centro

CEP 78.390-000 - Barra do Bugres - MT

Informações úteis

Localização

Rural

Pontos de referência

Pela MT 246, a partir de Barra do Bugres, sentido Cuiabá, percorrer 42,8 km na MT 246, depois virar às direita na estrada Vão Grande (Terra de chão) por 27,6 km, depois vire à direita percorra 6 km até a Comunidade São José do Baixio e o ponto de referência é a Escola Estadual José Mariano Bento, aonde a comunidade por dar apoio.
De Cuiabá à Estrada do Vão grande são 120 km pela MT 246, depois vire à esquerda na estrada do Vão Grande.

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Observação sobre funcionamento

Na região é necessário escolher quais atrativos visitar, pois a área é muito grande, portanto, necessita-se de monitoramento ou guia e fazer a reserva antecipada.

Tipo de visita

Guiada

Entrada

Paga

Valor: R$150,00

Atividades realizadas

Trilhas para trekking, hiking, cicloturismo, mergulho, visitação em cavernas, observação de animais silvestres e de aves (Com guias especializados); mergulho e natação no rio Jauquara.

Necessário autorização prévia

Autorização para passar nas estrada de fazendas particulares e comunidades tradicionais por onde será feito o percurso, por isso, a agência ou monitor faz essa autorização antecipada.

Informações complementares

Observação de aves e animais silvestres podem ser realizado com guias especializados - Local mais utilizada são as trilhas entre as serras Currupira e Descalvado na Pousada Currupira.

Acessibilidade