A composição que transformou 241 anos de história no município de Poconé

21/01/2022

 





A cerca de 100 Km de Cuiabá está localizado o município de Poconé, descoberto por Luiz de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres, a cidade completa hoje, 21 de janeiro de 2021, 241 anos de uma história que se iniciou em 1781. 



Com forte influência de comunidades indígenas que habitavam a região, o município aniversariante já recebeu diversos nomes que vão de Beripoconé, Villa de Poconé, para a então Poconé, como conhecemos hoje. 



Com sua rodovia transpantaneira, que é sinônimo de biodiversidade, Poconé abriga a maior planície alagável do mundo,  que é rico também fauna e flora, afinal de contas e no Pantanal de Poconé que espécies de peixes, aves, mamíferos e répteis podem ser encontrados com facilidade. 



Mas para além das belezas naturais de uma das portas de entrada para o Pantanal mato-grossense, Poconé é rico em cultura. Já que é neste município que a fé e a religiosidade é celebrada diversas vezes por ano, seja nas festas do Divino Espírito Santo, Santo Antônio, São João ou nas festas da padroeira do município, Nossa Senhora do Rosário. 



Mas é as festividades de São Benedito, que cabe um destaque especial, pois é durante essa tradicional manifestação religiosa que A capital do Pantanal explode em tradições capazes de unir gerações, seja para dançar o típico  rasqueado, lambadão, siriri e cururu mato-grossense ou para prestigiar a Dança dos Mascarados, que marca união entre a miscigenação das tradições indígenas, africanas e europeias, com o intuito de enaltecer, através da trança de fita presente na coreografia com homens vestidos com roupas de chitão, chapéus e máscaras, o folclore de Poconé. 



A festa de São Benedito também é o período para a celebração da Cavalhada, como  é popularmente conhecida a encenação anual da batalha entre os os Mouros e Cristãos, após o sequestro da Rainha Moura. A solenidade que inicia-se às 8 horas e termina ao anoitecer, apresenta  a rainha, os cavaleiros e  os soldados, todos ornamentados com trajes coloridos e tradicionais. 



Hoje, conhecida como a capital do Pantanal, Poconé ostenta em seus 241 anos, as suas características naturais pantaneiras ao mesmo tempo em que celebra as tradições culturais que transformam a pequena cidade no interior do estado em um destino rico em diversidade.



 



 



Imagem por: Nobutaka



Conhece Mato Grosso Como Ninguém?

Escreva Para o Blog Oficial

De Turismo de Mato Grosso

Envie um email se apresentando, deixe seus contatos que retornaremos. Ficaremos felizes em ter o seu olhar sobre nosso Mato Grosso! Não esqueça de caprichar, não só no texto, mas também nas fotos hein?!

Envie uma mensagem para o seguinte email: pitmt@sedec.mt.gov.br, e conte suas experiências em cantinho de Mato Grosso que você ama!

Siga Nossas Redes Sociais E

Compartilhe seus momentos em Mato Grosso!

Busque pelo @descubraMatoGrosso e use #descubraMT em suas fotos para ser nosso destaque!


Conteúdo Relacionado

Tags

Arquivo

2022

Conhece Mato Grosso Como Ninguém?

Escreva Para o Blog Oficial

De Turismo de Mato Grosso

Envie um email se apresentando, deixe seus contatos que retornaremos. Ficaremos felizes em ter o seu olhar sobre noassas Mato Grosso! Não esqueça de caprichar, não só no texto, mas também nas fotos heim?!

Envie uma mensagem para pitmt@sedec.mt.gov.br e conte suas experiências em cantinho de Mato Grosso que você ama!

Como realizar passeios

Incríveis por Mato Grosso?

Conheça os receptivos turísticos que vão te levar para conhecer Mato Grosso. Busque Mato Grosso Recebe aqui no portal!

Siga Nossas Redes Sociais E

Compartilhe seus momentos em Mato Grosso!

Busque pelo @descubraMatoGrosso e use #TurismoMG em suas fotos para ser nosso destaque!