Conforme registros de certificação junto à Fundação Cultural Palmares estão identificadas oficialmente seis comunidades remanescentes dos Quilombos em Barra do Bugres, denominadas Água Doce, Baixio, Morro Redondo, Vaca Morta e Vãozinho (território junto com Porto Estrela). Foram consideradas remanescentes por terem sidos encontrados na região vestígios históricos de Quilombos, como mucambos, louças e ferramentas usadas no período de escravidão. Essas comunidades se refugiaram próximo à nascente do rio Jauquara, para proteger-se do trabalho forçado da época, localizando-se nas áreas mais altas entre as Serra do Canal, Camarinha e Limboso - na Província Serrana do cerrado (uma unidade geomorfológica com cerca de 400 km, que vai desde o Pantanal até́ a região do Planalto dos Parecis). O Território autodenominado Vão Grande é formado por cinco comunidades, São José do Baixiu, Morro Redondo, Camarinha, Vaca Morta e Retiro, composta por cerca de 200 moradores. Essas comunidades trazem consigo manifestações culturais tradicionais mato-grossenses, com a religiosidade católica em seus festejos, como as festas de Santos, com enfeites típicos, mastros, com rodas de cururu usando a viola de cocho e outros instrumentos típico e as danças de Siriri, São Gonçalo. As comunidades também resguardam um cotidiano peculiar de camponês, com uma agricultura de subsistência, à base do milho, da banana, da mandioca e peixe de água doce, os quais são fontes primárias para a gastronomia típica. Entre as festas mais conhecidas são a Festa de Santo Antônio, São José, Festa de Santa Cruz e a São Gonçalo Estão a 150 km da capital Cuiabá, a 87 km da cidade de Barra do Bugres e a 125 km da cidade de Porto Estrela. Na região da Serra pode-se encontrar lindas cachoeiras, cavernas e trilhas ecológicas propícias para o desenvolvimento do Ecoturismo.

Tel.: (65) 3361-1922

Comunidade São José do Baixiu , Sem Número -

CEP 78.390-000 - Barra do Bugres - MT

Informações úteis

Localização

Rural

Pontos de referência

A comunidade São José do Baixiu está a 150 km da capital Cuiabá pela MT-246, a 87 km da cidade de Barra do Bugres e a 125 km da cidade de Porto Estrela. Saindo de Cuiabá sentido sudeste pela BR-070/BR-163/BR-364 em direção a BR-070/BR-163/BR-364, siga pela BR-163/BR-364 e MT-246 para Barra do Bugres por 107 km - Vire à direita em direção a BR-163/BR-364 por 60,2 km.

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Observação sobre funcionamento

Toda visitação deve ser consultado pelo presidente de uma das comunidades, feito com agendamento.

Tipo de visita

Guiada

Entrada

Paga

Valor: R$50,00

Métodos de pagamento

Transferência bancária

Atividades realizadas

Vivência com a comunidade local, com trilha por meio a mata, mergulho e natação no rio Jauquara e pesca/solte no rio Jauquara.

Necessário autorização prévia

Agendamento com o presidente da comunidade.

Métodos de pagamento

Transferência bancária

Acessibilidade