Conforme registros de certificação junto à Fundação Cultural Palmares estão identificadas oficialmente seis comunidades remanescentes dos Quilombos em Barra do Bugres, denominadas Água Doce, Baixio, Morro Redondo, Vaca Morta e Vãozinho (território junto com Porto Estrela). Foram consideradas remanescentes por terem sidos encontrados na região vestígios históricos de Quilombos, como mucambos, louças e ferramentas usadas no período de escravidão. Essas comunidades se refugiaram próximo à nascente do rio Jauquara, para proteger-se do trabalho forçado da época, localizando-se nas áreas mais altas entre as Serra do Canal, Camarinha e Limboso - na Província Serrana do cerrado (uma unidade geomorfológica com cerca de 400 km, que vai desde o Pantanal até́ a região do Planalto dos Parecis). O Território autodenominado Vão Grande é formado por cinco comunidades, São José do Baixiu, Morro Redondo, Camarinha, Vaca Morta e Retiro, composta por cerca de 200 moradores. Essas comunidades trazem consigo manifestações culturais tradicionais mato-grossenses, com a religiosidade católica em seus festejos, como as festas de Santos, com enfeites típicos, mastros, com rodas de cururu usando a viola de cocho e outros instrumentos típico e as danças de Siriri, São Gonçalo. As comunidades também resguardam um cotidiano peculiar de camponês, com uma agricultura de subsistência, à base do milho, da banana, da mandioca e peixe de água doce, os quais são fontes primárias para a gastronomia típica. Entre as festas mais conhecidas são a Festa de Santo Antônio, São José, Festa de Santa Cruz e a São Gonçalo Estão a 150 km da capital Cuiabá, a 87 km da cidade de Barra do Bugres e a 125 km da cidade de Porto Estrela. Na região da Serra pode-se encontrar lindas cachoeiras, cavernas e trilhas ecológicas propícias para o desenvolvimento do Ecoturismo.
Rural
A comunidade São José do Baixiu está a 150 km da capital Cuiabá pela MT-246, a 87 km da cidade de Barra do Bugres e a 125 km da cidade de Porto Estrela. Saindo de Cuiabá sentido sudeste pela BR-070/BR-163/BR-364 em direção a BR-070/BR-163/BR-364, siga pela BR-163/BR-364 e MT-246 para Barra do Bugres por 107 km - Vire à direita em direção a BR-163/BR-364 por 60,2 km.
Toda visitação deve ser consultado pelo presidente de uma das comunidades, feito com agendamento.
Guiada
Paga
Valor: R$50,00
Transferência bancária
Vivência com a comunidade local, com trilha por meio a mata, mergulho e natação no rio Jauquara e pesca/solte no rio Jauquara.
Agendamento com o presidente da comunidade.
Transferência bancária